Notícias

Profissionais da Onco Hematos recebem orientações sobre insuficiência renal


07/06/2018 às 11:40:00



Atualizar a equipe multidisciplinar da Onco Hematos sobre as principais formas de prevenção e de tratamento da insuficiência renal. Esse foi o objetivo da palestra “Manejo da Insuficiência Renal nos pacientes oncológicos”, ministrada na última quarta-feira, 8, pela nefrologista Andreia Nunes, no auditório da clínica. 

De acordo com Andreia Nunes, o risco de insuficiência renal nos pacientes oncológicos é um pouco maior que nos pacientes não oncológicos. “A população oncológica já é uma população de risco, pois tem algum histórico de obesidade, hipertensão, diabetes ou outras comorbidades. Também por conta de exames para fazer diagnósticos e tratamento, além de alguns remédios que, às vezes, são nefrotóxicos e acabam influenciando no aumento dos riscos de insuficiência renal. Por isso é importante avaliar o que podemos fazer para prevenir e tratar esses pacientes, além de diminuir as complicações inerentes à insuficiência renal”, explicou. 

A nefrologista destacou ainda que algumas orientações em relação aos riscos da insuficiência renal são importantes para toda a população. “A boa hidratação, o cuidado com o uso de certos medicamentos e também uma boa alimentação são essenciais para evitar a insuficiência renal. Na verdade, tudo se baseia nesses pontos. A parte nutricional é absolutamente importante tanto para a nefrologia quanto para a oncologia”, enfatizou.

Ascom Onco Hematos