Notícias

Outubro Rosa: Onco Hematos realiza Encontro de Apoio à Vida


30/10/2017 às 13:42:00



Na tarde de sexta-feira, 27, a clínica Onco Hematos promoveu o Encontro de Apoio à Vida, que fez parte da Campanha Outubro Rosa com o tema "Viver é a melhor fase da sua vida". O evento proporcionou um momento de lazer e integração entre pacientes e profissionais e contou com diversas atividades.

Durante o encontro, as mulheres do grupo "Divas que correm" deram seus depoimentos sobre como vêm vencendo o câncer. Elas destacaram a importância da atividade física e da amizade entre as integrantes do grupo para superar as dificuldades da doença. Para a líder do grupo “Divas que correm” em Aracaju, Agda Vasconcelos, foi uma satisfação participar desse encontro, que traz motivação e esperança às mulheres. “Nosso grupo motiva mulheres a correr e a buscar melhorias para a saúde através de atividades físicas. Foi um momento muito emocionante para nós, que mostrou muitas histórias de superação”, informou.

Para a psicóloga da Onco Hematos, Viviana Aragão, o evento encerra as atividades da Campanha Outubro Rosa, que durante todo o mês promoveu ações para conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A proposta desses encontros é restabelecer a conexão com o sentido que cada pessoa atribui à sua vida. Realizamos um bate-papo para debater sobre isso, visto que o slogan da campanha deste ano é ‘Viver é a melhor fase da sua vida’. A partir do momento que a pessoa busca olhar além da doenca contemplando a vida e dando um novo significado a algo que está vivenciando, ela enfrenta qualquer situação delicada de uma maneira melhor”, enfatizou a psicóloga.

As integrantes da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE) também estiveram presentes no evento, realizando apresentação de música e dança para os pacientes e familiares da clínica. Algumas mulheres deram seus depoimentos sobre a luta contra o câncer. Josenilde Silva Santos, 39 anos, é atendida pela AAACASE e deu seu depoimento durante o evento. “Eu tive câncer de mama há seis anos, logo após minha mãe ter sido diagnosticada com câncer. Fiz quimioterapia, radioterapia, me tratei e agora descobri que o câncer voltou. Estou me tratando outra vez e não vou desistir. Mesmo com esse diagnóstico, é preciso ter esperança. Sempre digo que é preciso se aceitar e buscar viver e aproveitar cada dia”, disse emocionada.

Já a paciente da Onco Hematos, Maria da Conceição Rezende, 47 anos, o maior significado da sua vida após o câncer é viver e aproveitar intensamente o hoje. “Eu tive um pequeno tumor na mama, graças a Deus estava na fase inicial, mas infelizmente, três anos depois eu descobri que estava com metástase óssea e o tumor espalhou pela coluna e depois para várias partes do corpo. Apesar de saber que o meu diagnóstico não é bom, tento aproveitar cada dia da melhor forma, faço tudo o que tenho direito e aproveito muito a minha vida. No evento de hoje pude compartilhar a minha história com outras pessoas e também ouvi lindas histórias de outras mulheres. Todas nós precisamos de força e apoio para lutar contra essa doença”, afirmou.

Ainda foi realizado sessão de maquiagem e dicas de beleza para as mulheres que participam do encontro.