Notícias

Outubro Rosa: Onco Hematos promove Tarde da Beleza para pacientes


29/10/2018 às 17:19:00



Desfile de moda, palestra, maquiagem, massagem relaxante nas mãos, cuidados com as unhas e muita dança. Foi assim a “Tarde da Beleza” realizada pela clínica Onco Hematos, na última sexta-feira, 26. A ação reuniu pacientes, familiares e a equipe multidisciplinar da clínica, encerrando as atividades do Outubro Rosa com uma tarde de descontração e muita alegria. 

De acordo com a psicóloga da Onco Hematos, Viviana Aragão, a Tarde da Beleza - "Por um Outubro Rosa Mais Rosa" foi o encerramento das atividades voltadas para o Encontro de Apoio Rosa, que durante todo o mês de outubro promoveu atividades de conscientização à prevenção do Câncer de Mama. “Hoje a Onco Hematos encerra as atividades alusivas ao Outubro Rosa oferecendo as pacientes e familiares uma tarde com diversas atividades de resgate da autoestima, consciência corporal e fortalecimento da feminilidade que há na mulher em tratamento”, afirmou.

“Além de proporcionar um dia de beleza e relaxamento para elas com a realização de maquiagem, mão e pé e massagem, tivemos também a palestra da Andréa Fontes, conversamos sobre a reestruturação da aréola por micropigmentação e aula de Zumba, ministrada pela professora de dança Carla Letícia. Sorteamos vários brindes e realizamos o desfile para a coroação da Musa Outubro Rosa. São nas atividades dos Encontros de Apoio a Vida que os pacientes e familiares, seja na mesma fase ou até mesmo distinta do tratamento, se encontram e transmitem as suas superações, diria com veemência que é um momento onde a motivação se propaga”, completou a psicóloga.

A paciente da Onco Hematos, Maria Antônia Pereira, participou pela primeira vez de um evento da clínica e ficou encantada com a alegria que esse encontro proporcionou. “Estou me tratando de câncer de mama e, para mim, foi muito importante estar interagindo com outras colegas que estão passando pela mesma situação que eu, enfrentando a doença e tendo uma vida normal. Quando a gente passa por uma doença como essa e se isola parece que aquilo só acontece conosco, a mente da gente trabalha sempre contra”, ressaltou. 

"Mas quando a gente interage com outras pessoas e vê também o que elas passaram, que conseguiram vencer e que hoje estão curadas, é um incentivo para a gente continuar lutando. Percebo que meu mundo não acabou, que todas nós somos guerreiras. Essa é só uma fase da minha vida e daqui a pouco estarei vitoriosa também. São tantas mulheres lindas que passaram pela mesma doença que eu e estão aqui bem, alegre, curtindo a vida. Isso me serve de inspiração”, complementou a paciente.

Palestra 

A palestra sobre "Micropigmentação da Aréola Mamária" foi ministrada pela biomédica Andréa Fontes, que mostrou o procedimento voltado às mulheres que não tem mais a auréola após a cirurgia na mama. Segundo a palestrante, o trabalho de micropigmentação melhora muito a autoestima das mulheres que fizeram a reconstrução da mama com cirurgia plástica. 

“Comecei a trabalhar na área da micropigmentação há três anos, após descobrir que meu único filho foi diagnosticado com câncer. Ele fez a cirurgia, o tratamento e durante esse processo tive a oportunidade de entrar em contato com um cirurgião plástico, que foi quem me apresentou esse trabalho. Então eu comecei a trabalhar com isso para ajudar as mulheres com câncer e comecei a amar”, explicou a biomédica.

Andrea disse que atualmente realiza esse trabalho em Salvador, atendendo particular e pacientes do SUS. “Faço esse trabalho de forma voluntária para mulheres que não têm condições financeiras. Deus me conduz a transformar vidas, através da minha arte eu transformo a vida delas e elas me carregam pelo resto da vida”, destacou a palestrante. 

Satisfação e motivação

Outra atividade da “Tarde da Beleza” foi a dança que, de acordo com a professora Carla Letícia Bernardo Carmo, faz a mulher se sentir melhor e mais realizada. “A dança nos motiva, traz o amor próprio, a autoconfiança e nós mulheres temos que cada vez mais nos amar e cuidar. Me sinto realizada em ver essas mulheres guerreiras dando a volta por cima. E cada dança para mim é uma oportunidade de fazer uma vida melhor”, salientou. 

O esposo da paciente Josélia Nunes de Rezende Fontes, Jurandir Santana Fontes, destacou a sua satisfação em acompanhar sua esposa. “Vejo a recuperação dela a cada dia e fico satisfeito com todo atendimento que ela recebe aqui. Todos os eventos que a Onco Hematos faz a gente participa e sempre faço questão de acompanhar”, pontuou.

Ascom/OncoHematos