Notícias

Outubro Rosa: exposição fotográfica mostra luta das mulheres com câncer


29/10/2018 às 10:45:00



A exposição fotográfica “Outubro Rosa Mais Rosa”, promovida pela Clínica Onco Hematos, pelo Projeto OncoLegal e Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE), reuniu imagens de mulheres empoderadas que venceram o câncer ou estão em tratamento, com o objetivo de ressaltar a importância da autoestima para a superação dos desafios da vida. A mostra fotográfica esteve no Shopping Jardins, em Aracaju, entre os dias 19 e 24 de outubro. Nos dias 25 a 28, a exposição esteve aberta ao público no Shopping Peixoto, em Itabaiana. E a partir desta segunda-feira, 29, até o fim do mês, a exposição retorna a Aracaju para a Livraria Escariz.

A Mostra reúne imagens de mulheres empoderadas, em tratamento ou que venceram o câncer. Durante o evento, a escritora Rafaela Macedo relançou o seu segundo livro, “Oncolegal – Direitos dos pacientes com câncer”. Nesta obra, a escritora compartilha com os leitores a sua luta contra o câncer de mama – do diagnóstico à cura – e apresenta informações importantes sobre os direitos do paciente. A autora é a responsável pelo projeto Oncolegal, que reúne livros, canal no Youtube, fanpage, Instagram e palestras que destacam a importância da fé, do amor e do empoderamento para vencer o câncer, além de questões legais que envolvem a doença.

“Esse ano quisemos fazer essa exposição para resgatar a autoestima das mulheres que estão com câncer ou que já enfrentaram a doença. Assim que pensei nesse projeto, buscamos o apoio da Aaacase e também da clínica Onco Hematos, que imprimiu todas as fotos da exposição e fez toda a decoração no Shopping. Estamos querendo passar uma mensagem de positividade para essas mulheres. Conseguimos muito mais do que a gente esperava”, enfatizou.

Uma das homenageadas no ensaio fotográfico, Adrian Santos, afirma que se tornou outra pessoa após o ensaio fotográfico, com a autoestima elevada e a sensação de muita superação dos seus desafios. “Depois que eu descobri o câncer eu não tirava mais fotos, eu tinha um cabelo muito grande antes do câncer e agora com esse ensaio eu me sinto melhor em tirar fotos. Me tornei uma pessoa mais confiante, mais alegre e já postei nas minhas redes sociais o meu depoimento e as minhas fotos. Hoje eu vejo que a beleza não está no nosso cabelo, mas dentro da gente. A mulher é linda por dentro e por fora, e tem que se amar do jeito que é, independente do cabelo”, disse emocionada.

“É cientificamente comprovado que a autoestima elevada contribui para o sucesso do tratamento. O objetivo da exposição é mostrar que a fé, a determinação e a autoestima são essenciais para lutarmos pelas conquistas da vida. A AAACASE busca trabalhar esse lado emocional, psicológico, a união e a interação como elementos que contribuem com o tratamento”, afirma Neide dos Santos, presidente da Aaacase.