Notícias

Oncologistas e Forças Armadas no combate ao câncer


22/11/2018 às 19:02:00



A Campanha “Troque o Medo por Esperança”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), acontece no próximo domingo, 25, em todo o país, em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer (27). O objetivo é chamar atenção das pessoas para que percam o medo de falar do câncer e incentivá-las a procurarem um especialista para que o diagnóstico precoce possa ser feito o mais rápido possível. 

Segundo o membro titular da SBCO em Sergipe, o cirurgião oncológico Roberto Gurgel, o medo tem sido um grande entrave para o diagnóstico precoce da doença. “As pessoas, às vezes percebem que têm um caroço na mama, ou um sangramento nas fezes, uma ferida que não cicatriza, uma dor, que são sintomas que podem ser um câncer, mas ficam com medo do diagnóstico, porque se der alguma coisa maligna não sabem o que fazer ou tem medo do que terão que tratar. E esse medo faz com que retardem o diagnóstico”, esclareceu o oncologista.

 

A ação será realizada nos dois shoppings da capital, Riomar e Jardins, das 14h às 20h, onde serão montados estandes para distribuição de material educativo e bate-papo com a população para tirar dúvidas e dar esclarecimentos sobre o câncer e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o cirurgião essa iniciativa pretende contribuir com a redução no atraso no diagnóstico e tratamento do câncer no país.” Esperamos que com esse alerta as pessoas percam medo do diagnóstico para ter esperança de cura”, ressaltou o médico informando que a desinformação paralisa as pessoas e faz com que elas não procurem ter uma vida saudável e não procurem se informar sobre como evitar e detectar precocemente o câncer. 

A  SBCO conta com o apoio das Forças Armadas. Aqui em Aracaju, o Exército, a Liga Acadêmica de Estudantes e a Clínica Onco Hematos estarão participando da ação no domingo. As equipes estarão divididas nos dois shoppings para conversar com o público.

Ascom/Onco Hematos