Notícias

Oncologista participa do lançamento de medicamento para câncer raro e agressivo


31/10/2018 às 10:07:00



A oncologista Erijan Andrade, que integra o corpo clínico da Onco Hematos, participou do lançamento do Bavencio (avelumabe), o primeiro tratamento específico para carcinoma de células de Merkel metastático (CCMm) aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O evento aconteceu no último sábado (27), em Brasília. 

Segundo a oncologista, o CCMn é um tipo raro e agressivo de câncer que se forma mais frequentemente na pele. “O Bavencio (avelumabe) é uma droga para a doença metastática e permite que os pacientes convivam com essa doença com qualidade de vida, poucos efeitos colaterais (já que estamos falando aqui de imunoterapia) e por mais tempo. É uma grande vitória na imunoterapia um medicamento para uma doença tão rara”, destaca Erijan.

O CCM

O carcinoma de células de Merkel (CCM) é um tipo raro e agressivo de câncer no qual células tumorais se formam na camada superior da pele, perto de terminações nervosas. O CCM, que também é conhecido como carcinoma neuroendócrino da pele ou câncer trabecular, muitas vezes começa nas áreas de pele mais expostas ao sol, incluindo cabeça, pescoço e braços.

Fatores de Risco

Entre os fatores de risco estão a exposição ao sol e infecção pelo poliomavírus de células de Merkel. Homens caucasianos com mais de 50 anos correm maior risco. As opções atuais de tratamento para CCM incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento para CCM no estágio IV ou metastático é geralmente paliativo.

Ascom/OncoHematos