Notícias

Oncologista da Onco Hematos palestra sobre Outubro Rosa


05/10/2017 às 22:00:00



Na manhã desta quinta-feira, 5, o oncologista clínico da Onco Hematos, Nivaldo Vieira, palestrou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para debater sobre a Campanha de conscientização do Outubro Rosa, que visa levar um maior entendimento à população sobre a prevenção do câncer de mama, por meio de informações que demonstram riscos, causas e efeitos da doença. A palestra aconteceu durante o Grande Expediente e foi promovida pela presidente da Comissão de Saúde, a deputada estadual Silvia Fontes (PDT).

Segundo o especialista, mais da metade dos casos de câncer acontecem nas regiões menos desenvolvidas. “Aqui nós temos o câncer matando as pessoas. O câncer de mama continua incomodando muito e ela é uma doença que não afeta apenas idosos, mas também pessoas muito mais jovens, inclusive com cirurgias mutilantes. Estamos vivendo sim uma epidemia global e estamos atrasados para tomar uma atitude mais séria”.

Nilvaldo Vieira foi ainda mais longe e disse que uma grande vitória foi a redução do câncer do colo de útero. “Porém as taxas do câncer de mama estão aumentando. O câncer de mama passava despercebido, mas hoje pelos diagnósticos conseguimos identificar mais casos. Entre 2012 e 2030 teremos mais registros e mais mortes. A mortalidade continua crescendo e não conseguimos ter métodos eficazes e no Brasil nós continuamos apanhando desta doença. Temos pobreza de informação. Em alguns locais do País a informação não circula. Precisamos fazer algo”.

Sobre os fatores de risco relacionados ao câncer de mama, Nivaldo disse que “ser mulher é o principal fator, mas a história familiar de muitos cânceres é mais comum. Quanto maior a idade, maior o risco também. A mulher que menstrua muito cedo e que deixar de menstruar muito tarde, tabagismo, uma mama mais densa, consumo de álcool, obesidade são também fatores de risco. O estilo de vida também influencia. É importante se promover a saúde, realizar atividades físicas, andar nas ruas, usar a bicicleta, são atividades que reduzem o risco”, enfatizou.

A deputada estadual Silvia Fontes destacou que o mais importante está na prevenção e ressaltou ainda importância deste debate com um especialista. “Eu não me canso de sempre falar da importância de tratarmos a prevenção como primeiro passo da saúde. É um sinal de respeito nosso com o cidadão. O Outubro Rosa é um movimento internacional, iniciado nos Estados Unidos para fomentar a prevenção. Descobrindo precocemente, 95% de cura é um número significativo e real. Agradeço a Dr. Nivaldo por comparecer a esta Casa e transmitir importantes dados a respeito desta doença”.

Também estiveram presentes durante a palestra, o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) e a deputada Maria Mendonça (PP).

Ascom/Onco Hematos

*Com informações da Alese