Notícias

Onco Hematos realiza Bate-papo Rosa


23/10/2017 às 17:16:00



Na tarde de sexta-feira, 20, foi realizado na clínica Onco Hematos o Bate-papo Rosa. O objetivo do evento, que faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa, foi promover a integração e compartilhar experiências das mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

A psicóloga da Onco Hematos, Viviana Aragão, destacou que o bate-papo vai além da interação umas com as outras, e da compartilha da experiência, pois com o processo terapêutico grupal as mulheres tendem a se sentir bem, confortáveis, sobretudo, ao relatar suas dúvidas, medos e desafios com relação à doença, tratamento e sexualidade.

A relação com o corpo e a sexualidade foram um dos temas mais trabalhados no grupo. "Muito interessante destacar que a sexualidade engloba a atividade sexual, todavia não se restringe a ela. Logo, ao propor os temas tivemos que falar sobre o novo corpo que surge diante da alopecia e a mastectomia, a relação com o novo corpo, a possibilidade de queda da libido diante do processo do tratamento, os possíveis medos que há diante do ato sexual e de entrega ao companheiro. Foi uma tarde em que pudemos desconstruir o tabu em falar sobre a vida sexual das mulheres em tratamento e as que já passaram pelo tratamento", enfatizou Viviana Aragão.

Ainda segundo a psicóloga Viviana Aragão, o grupo realizado tem característica heterogênea no que se refere a fases do tratamento e isso é positivo visto que dará oportunidade a quem não vivenciou a mastectomia escutar das demais que já vivenciaram como foi o enfrentamento do contexto, o que em algumas situações auxilia no processo de preparo psicoemocional para a cirurgia.

A paciente da Onco Hematos, Vanessa dos Santos Souza, enfatizou a sua experiência no evento e a importância do bate-papo. “Foi uma boa experiência para mim. Todos puderam desabafar e conhecer as dificuldades e desafios de outras pessoas e saber que assim como eu, alguém também estava na luta contra o câncer e que precisava ser ouvida com amor e paciência. Foi um momento tranquilo para cada um ouvir um pouco sobre as nossas vidas. Agradeço muito o acolhimento da nossa psicóloga Viviana que sempre nos apoiou com as nossas aflições e emoções”, falou emocionada a paciente, que participou pela primeira vez do bate-papo.

Encontro de Apoio à Vida

Na próxima sexta-feira, 27, acontecerá o Encontro de Apoio à Vida, que também tem o objetivo de envolver as mulheres na Campanha Outubro Rosa deste ano, que tem como tema “Viver é a melhor fase da sua vida”.  Neste encontro, diversas ações serão realizadas, dentre elas, massagem e procedimentos estéticos, maquiagem, apresentações de dança e bate-papo.