Notícias

Onco Hematos promove Semana de Atenção à Mulher


06/03/2018 às 11:17:00



Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Clínica Onco Hematos realiza a Semana de Atenção à Mulher. As atividades, que tiveram início nesta segunda-feira, 5, e segue até a próxima sexta, 9, contam com palestras, troca de experiências e muito aprendizado. No primeiro dia de palestra o tema do debate foi o Empoderamento Feminino com a master coach e professora Suzy Vasconcelos, que fez várias dinâmicas com os convidados. 

De acordo com a palestrante, o empoderamento feminino é importante porque traz o poder da escolha e faz as pessoas repensarem sobre o real significado de suas vidas. “Tudo depende do que eu escolho fazer comigo, pois não podemos atribuir aos outros a responsabilidade de todas as coisas. De sempre colocar a culpa nas outras pessoas, no trabalho e na família. Ou seja, tudo depende das escolhas individuais, de como eu olho e ressignifico cada ação de tudo que acontece comigo. Essa palavra é traduzida como o poder da escolha, que vem aparado em quatro pilares: ter poder e motivação para produzir desenvolvimento e liderança”, enfatizou a palestrante.

Outro destaque para o tema é a ideia de empoderamento feminino, que ainda gera dúvidas na sociedade por ser um conceito novo e que abrange muitos temas. “Há pessoas que usam o empoderamento de forma equivocada. Pensam que se trata apenas de gênero ou de aspectos políticos, de que a mulher seja reconhecida ou valorizada como um alvo para o trabalho. Ele vai muito além, pois trata também sobre como me motivo, me transformo, me reinvento e como me apresento em todos os aspectos da minha vida. O que existe de limite dentro da minha vida? Qual o meu limite? Para tudo isso o que se faz mais necessário é o autoconhecimento. A mulher não pode se sentir inferior a ninguém. Ela deve se colocar como uma pessoa que pode contribuir para um mundo melhor com as suas próprias ações”, acrescentou.

Maria de Lourdes da Silva, paciente da Onco Hematos, afirmou que a sua doença e o seu tratamento terão novos significados após esta palestra, que mostrou que a vida vai muito além do que pensamos e que os obstáculos e problemas são oportunidades de crescimento. “Participar desses eventos na Onco Hematos melhora a minha qualidade de vida. Muitas vezes quero desistir de lutar, acho que já estou sem forças, mas quando venho para esses eventos eu me reinvento e acredito que essa fase da minha vida vai passar. Vou pensar sobre mim mesma de forma diferente”, disse emocionada a paciente, que pretende participar dos outros dias de evento na clínica.

Para Tyrzah Raysa, filha da paciente Iracema Pereira Leite, o empoderamento tem muitos conceitos. “Palestras como esta são essenciais para esclarecer esses novos conceitos da sociedade atual. Com essa palestra e as atividades realizadas no evento, hoje eu consegui entender qual é a minha essência como mulher, como ser humano. Eu vim acompanhando minha mãe e acabei entendendo um pouco mais sobre minha própria vida”, afirmou a convidada.

Segundo a psicóloga da Onco Hematos, Viviana Aragão, diversas palestras e ações serão realizadas no decorrer da semana. “O objetivo do evento é valorizar a mulher, promover a reflexão do posicionamento da mulher em seus diversos papéis sociais e atingirmos o autoconhecimento”, finalizou. 

O evento acontece no auditório da Onco Hematos, na rua Itabaiana, nº 945, bairro São José, e está aberto ao público no primeiro e último dias de palestras. 

Programação

06/03 – 15h: Desconstruindo mitos sobre a sexualidade – Dra. Sheila Caldas, ginecologista e sexóloga.

07/03 – 16h: O Direito da Mulher – Dra. Emylle Carvalho, advogada e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB.

08/03 – 15h: Consciência Corporal – Profa. Dra. Andreza Rabelo – fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher e doutora em Ciências da Saúde.

09/03 – 15h: Mulher com propósito de vida – consultora Cristina Sobral e a coach trainer Val Paixão.