Notícias

Necessidades nutricionais no paciente oncológico é tema de palestra


18/05/2018 às 10:29:00



Na noite de quarta-feira, 16, a equipe da Onco Hematos assistiu uma palestra sobre “Necessidades nutricionais de micronutrientes no paciente oncológico”, ministrada pela nutricionista da clínica, Miriam Duarte. A nutricionista orientou a equipe sobre a importância da terapia nutricional durante o tratamento oncológico.

De acordo com Miriam, é de suma importância abordar as necessidades nutricionais com os demais profissionais da equipe multidisciplinar, em especial sobre os micronutrientes no paciente oncológico. “A gente observa que muitos pacientes têm mesmo a deficiência dos micronutrientes. Passamos para os médicos a importância da solicitação dos exames antes do tratamento para já tentar corrigir essa deficiência antes de iniciar o tratamento quimioterápico e o paciente ter uma resposta melhor ao tratamento, proporcionando, assim, uma qualidade de vida durante a quimioterapia”, enfatizou. 

A nutricionista destacou ainda que a maioria dos pacientes da Onco Hematos não tem desnutrição. “É um número pequeno de paciente desnutrido, por conta da intervenção nutricional antes do tratamento. Como esses pacientes estão sendo avaliados antes do tratamento, eles estão mantendo um bom estado nutricional e respondem bem ao tratamento. Para ter uma eficácia melhor nesse processo, a gente quer saber também como estão os micronutrientes dos pacientes e vamos nos basear nos exames admissionais. Foi importante debater sobre esse assunto e deixar como protocolo da clínica com relação aos novos exames", acrescentou.

Durante a palestra, a Miriam Duarte explicou que as deficiências dos micronutrientes podem ocorrer não só na presença do câncer, mas em função dos efeitos do tratamento, como alteração em ingestão, absorção, anorexia, desidratação, vômitos e diarreia. "Deve-se considerar o uso de suplementos de vitaminas e minerais em determinadas situações fisiológicas", explicou.