Notícias

Leucemia Linfoide Crônica é tema de palestra na Onco Hematos


23/11/2017 às 10:58:00



Na noite da última quarta-feira, 23, foi realizada no auditório da clínica Onco Hematos uma palestra sobre Leucemia Linfoide Crônica (LLC). A palestra foi ministrada pela hematologista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Joana Koury, que abordou os fatores prognósticos e estratificação de risco no tratamento desta leucemia. Participaram da palestra os profissionais da clínica além de médicos e profissionais de saúde de outras instituições.  

De acordo com a hematologista e professora, Joana Koury, dentre as leucemias, a Leucemia Linfoide Crônica é a mais comum do ocidente. “É importante entender como ocorre essa doença. Hoje estamos numa era de avanço nos tratamentos, com muitas novas terapias, pois atualmente os dados que a gente valorizava há 40 anos e que há pouco tempo eram usadas para ver como era que o paciente ia se sair no prognóstico, se ia recair ou não, se teria boa resposta ou não, acabou mudando diante das novas terapias. Agora esses índices tem que ser mudados, não só para acompanhar o paciente como também para decidir um tratamento individualizado para cada grupo de risco”, enfatizou.

A hematologista ainda destacou é fundamental os profissionais se atualizarem em qualquer área de estudo. “As novidades na hematologia na última década está cada vez maior. As mudanças com relação a essa doença são contínuas. Acho que nos próximos cinco anos vão mudar praticamente 100% a forma de tratar esses pacientes e tornando a doença que era incurável para alguns pacientes com a possibilidade de uma cura ou pelo menos com um tratamento menos tóxico e menos agressivo”, explicou.

Ascom/Onco Hematos